Introdução
Ao longo do tempo, o modo de consumo dos indivíduos foi alterando-se conforme ocorriam mudanças na sociedade, e o consumo de alimentos passou por este mesmo processo. Com as novas tecnologias, aumento da população, aumento da produção... Foi possível, e necessário, estocar alimentos, de forma que estes tivessem uma longevidade maior, sendo a partir de então criada toda uma logística de estoque para atender as demandas de modo eficiente.
O problema de estoques há muito tempo utiliza de modelos matemáticos como auxílio à sua aplicação, tendo sido por volta de 1915 a primeira publicação da conhecida fórmula do lote econômico desenvolvida por F.W. Harris [1]. Mais recentemente, tem-se utilizado as técnicas de modelagem de sistemas dinâmicos aplicadas ao problema de estoques, visando aproveitar as ferramentas matemáticas fornecidas pelos sistemas dinâmicos. Com o objetivo de atender mercados e clientes, o correto gerenciamento de estoques tornou-se uma importante atividade operacional, de forma a maximizar as vendas e evitar perdas de produtos e financeiras. [2].
O estudo de estoques de produtos que sofrem deterioração contínua ao longo do tempo, tais como alimentos, remédios, e uma porção de outros produtos, levou-se ao desenvolvimento de estudos específicos para a melhor gestão do estoque dessas modalidades de produtos, de forma que é possível encontrar já na literatura diversos estudos voltados para este tipo de aplicação [3-4].
Ao longo deste trabalho, é desenvolvido o estudo de estoques através do uso sistemas dinâmicos, utilizando para isso a semelhança entre o comportamento dos estoques observados nos estudos de [5], e no comportamento de carga e descarga de um capacitor em um circuito RC, como os estudados em sala de aula. A partir do paralelo entre o funcionamento destes 2 sistemas, criou-se um modelo simplificado para a representação do estoque de um alimento perecível ao longo do tempo.
Suposições:
1 – Um único item é considerado.
2 – Taxa de Demanda e de Produção são constantes.
3 – Taxa de Produção é maior que a Taxa de demanda.
4 – Taxa de Deterioração é constante.
5 – O tamanho do Lote é o mesmo para cada entrega.
Referências:
[1] – Análise comparativa entre modelos de estoque.
[2] - Chorpa, S. and Menidl, P. (2001). Supply chain management: Strategy, planning and operations, Prentice-Hall.
[3] - Kung, J. W. Lin, Y. S. and Jonas C. P. Y. (2010). Optimizing inventory policy for products with time-sensitive deteriorating rates in a multi-echelon supply chain, International Journal of Production Economics, 1-11.
[4] - Ping, H. H., Hui, M. W. and Hui, M. T. (2007). Optimal ordering decision for deteriorating items with expiration date and uncertain lead time, Computers and Industrial Engineering, 52, 448-458.
[5] – Deteriorating item inventory model with shortage due to supplier in na integrated supply chain. H. Rau, M-Y. Wu and H. –M. Wee International Journal of Systems Science volume 35, number 5, 20 April 2004, pages 293–303.
Comments