MODELAGEM DE SISTEMAS DINÂMICOS
Modelagem Suprimentos de Alimentos: O desempenho da cadeia de suprimentos referente a rentabilidade da produção agrícola e a variabilidade da demanda.
Inicialmente o problema de modelagem de suprimentos de alimentos mostrou-se bastante abrangente, dificultando a escolha de um tema que envolvesse fatores que ajudariam na formação de um sistema dinâmico que respondesse a diversas condições de entrada.
Com intuito de relacionar neste modelo variáveis associadas a fatores econômicos e sócias, ligando estes de alguma forma a produção agrícola de alimentos, fez-se através de pesquisas e discussão em grupo a construção do seguinte diagrama causal. Onde são relacionadas fatores climáticos, fatores socioeconômicos e fatores tecnológicos ao desempenho da cadeia de suprimentos em uma determinada região.
O modelo apresentado a seguir trate-se de um esboço, onde os fatores citados ainda estão em fase de levantamento da importância para a caracterização do sistema.
Com está ideia de composição da cadeia de suprimentos, sendo a saída do sistema o desempenho, foram iniciadas a busca por dados:
· Os dados referentes a rentabilidade da produção agrícola foram encontrados no site do IBGE, com histórico desde o ano 1976: com estes dados pretende-se relacionar a variação dos fatores climáticos e a rentabilidade da produção agrícola, formando assim uma equação para o modelo; Site: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=78;
· Os dados referentes a variabilidade da demanda serão relacionados através dos dados de crescimento da população, renda e região do pais;
· Pretende-se avaliar a importância dos fatores tecnológicos na rentabilidade da produção agrícola;
· A saída do sistema – desempenho da cadeia de suprimentos, será avaliado pelos dados de rentabilidade da produção e pelos dados variabilidade da demanda.
Comentários