A necessidade constante das empresas desenvolverem alternativas de sobrevivência e de superar seus próprios resultados estimula investimentos em novas estruturas que permitam a otimização destas, e devido a este fato, é cada vez mais comum a aplicação da modelagem matemática na logística de empresas, e não somente aplicada em sistemas físicos. Com o avanço da tecnologia e dos meios de produção, novos sistemas foram implantados com o objetivo de otimizar a logística do suprimento de alimentos [1].
A grande maioria das organizações já contam com um método operacional chamado de “Supply Chain”, ou em português: “Cadeia de Suprimentos”. A Cadeia de Suprimentos pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações... envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores ao cliente [2]. Pode-se dizer então que basicamente o objetivo de uma cadeia de suprimentos é: “fornecer a quantidade certa, do produto certo, no tempo certo, para os consumidores corretos com o melhor preço”.
Na figura abaixo, podemos observar a forma básica de uma cadeia de suprimentos de alimentos:
📷
Nos últimos anos, tem se intensificado o uso da dinâmica de sistemas nos problemas de gestão empresarial, e como consequência, a aplicação destas nas Cadeias de Suprimentos das organizações, observando-se um aumento no número de estudos que utilizam a aplicação da Dinâmica de Sistemas em Cadeias de Suprimentos.
O Objetivo de um Sistema Dinâmico é avaliar como as variáveis de um determinado processo se relacionam entre si, e como o sistema reage a determinadas excitações, permitindo um vasto estudo e um maior controle sobre o comportamento do sistema. Quanto mais o sistema é conhecido, melhor ele pode ser formulado matematicamente, e portanto, maior é a fidelidade ao comportamento real que o modelo matemático irá apresentar [3]. Uma ferramenta interessante para representar estes modelos são os “Diagramas Causais”, que são um meio de organizar visualmente as ideias de um sistema dinâmico, de forma a facilitar o entendimento e as ligações das variáveis entre si.
É interessante avaliar que utilizando a modelagem de sistemas e o diagrama causal, é possível avaliar o sistema como um todo, e não em partes separadas, avaliando como cada variável influência no sistema como um todo, como por exemplo um diagrama causal de rejeitos ambientais, como mostrado na figura a seguir:
O Objetivo do trabalho é conseguir modelar um sistema dinâmico de suprimento de alimentos.
Ao final do trabalho, espera-se concluir alguns objetivos, tais como:
- Identificar e estabelecer as variáveis e informações necessárias para a construção dos modelos.
- Desenvolver as formulações e as modelagens matemáticas para a solução.
- Implementar computacionalmente os modelos matemáticos.
Bibliografia:
[1] - E. V. Farias, Modelagem Para o Projeto de Rede da Cadeia de Suprimentos de Uma Indústria Multi-Commodity. 109 f. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, BR-RS, 2011.
Comments